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"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Construção do Túnel de 700 metros da Fiol em Jequié


Inicio das obras da construção do Túnel que ligará as proximidades do Centro Industrial de Jequié ao Mandacaru. São 700 metros de túnel que a Ferrovia de Integração  Oeste-Leste, administrada pela Valec está construindo no trajeto de Jequié. Veja álbum fotográfico!

A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país, apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final de 2014. Com a retomada do lote 1 e início das obras nos lotes 5 e 5A ainda neste mês, a previsão é que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015.

Com 1527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016, contando com apoio do Governo do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões.
A assinatura dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato no valor de R$ 608 milhões tem prazo de conclusão de 22 meses.
Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que corresponde à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior ponte ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros, cortando as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.
Frentes de trabalho 
Responsável pelo monitoramento das obras no estado, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, afirma que a abertura das novas frentes de trabalho é fundamental para a o avanço da Fiol. “É a garantia de que até 2016 teremos a ferrovia funcionando de Ilhéus até o São Francisco, chegando até o Centro-Oeste do país nos anos seguintes, o que viabiliza a implantação de muitas empresas, indústrias e, portanto, mais empregos no interior da Bahia”.
Segundo ainda o secretário, as obras dos lotes 1 e 5 vão representar a abertura de cinco mil novos postos de trabalho. Atualmente, a construção da Fiol emprega cerca de sete mil pessoas. Um dos 1.500 trabalhadores do canteiro de obras do lote 3, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, o encarregado de soldagem Luciano Freitas já percebe os reflexos na economia e no desenvolvimento da região desde a chegada do empreendimento. “O dinheiro ganho na obra é gasto aqui mesmo na região e melhorou muito o comércio e toda a região. Além disso, para mim, profissionalmente, é uma grande oportunidade”.
Lote 3 é o mais adiantado e está com 60% das obras concluídas
Com 115 quilômetros de extensão entre Rio de Contas e Riacho Jacaré e mais de 60% das obras concluídas, o lote 3 é o mais adiantado em relação ao cronograma. O trecho apresenta boa parte do trajeto em estágio de sublastro. Também estão executados viadutos, pontes, drenagem e os operários trabalham em ritmo acelerado na fábrica dos dormentes de concreto nos quais serão instalados os trilhos.
Já o Lote 4, na região de Caetité, compreende a maior distância do projeto, com 178 quilômetros. Quase 50% das obras estão prontas e as frentes de trabalho estão concentradas na abertura de vias, terraplanagem e construção de pontes, entre elas, a situada na localidade de Brejinho das Ametistas, que terá 45 metros de altura e está em fase de lançamento de vigas.
Novo cronograma
Outra ponte que tem obras adiantadas fica sobre a Barragem de Pedra, em Jequié, no lote 2, 40% concluído. No trecho, que já tem parte do trajeto com lastro de britas e dormentes lançados, os homens trabalham na fabricação das peças de concreto, escavação de túneis, construção de viadutos, drenagem entre outros serviços.
“Com a retomada dos lotes 1 e 5, naturalmente estamos fazendo um novo cronograma, um novo estudo de planejamento da obra para que, assim como nos lotes 2, 3 e 4, executemos o projeto em tempo recorde”, diz o gerente regional da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., estatal responsável pela Fiol, Fernando Lima.